O canabidiol para enxaqueca é uma alternativa de enfrentamento da condição não apenas quando os tratamentos convencionais falham ou deixam de dar respostas. Cannabis & Saúde

A Cannabis para fins medicinais é conhecida por tratar e diminuir os sintomas de diversos tipos de dores crônicas. O estudo que vamos falar hoje examina a eficácia do uso das flores secas da Cannabis (tipo de produto mais usado nos EUA) para o tratamento de enxaquecas e dores de cabeça.
Uma pesquisa publicada em setembro de 2020, no Journal of Integrative Medicine, revelou que a Cannabis inalada é altamente eficaz para dores de cabeça. Os pesquisadores da Universidade do Novo México se basearam em dados de mais de 2,5 anos do aplicativo digital Releaf para estudar a relação, em tempo real, entre a ingestão de cannabis e os sintomas de enxaqueca e dor de cabeça.
Os participantes da pesquisa usaram o aplicativo para registrar a intensidade da dor em uma escala de 0 a 10 antes e imediatamente após o consumo de cannabis.
O estudo mostrou que 94% dos usuários registraram alívio dos sintomas dentro de uma janela de observação de duas horas. Os pacientes do sexo masculino relataram maior alívio. Além disso, os pacientes com menos de 35 anos apresentaram uma melhora maior que os pacientes mais velhos.
Este estudo descobriu também que os níveis de THC acima de 10% (conforme relatado pelos usuários do aplicativo de acordo com os rótulos dos produtos) foram o indicador independente mais forte de alívio dos sintomas.
Embora poucos estudos mostrem os benefícios dos produtos de Cannabis em situações reais, como no caso do aplicativo, os resultados sugerem que a flor seca de Cannabis pode ser um medicamento eficaz no tratamento de enxaquecas e cefaleias, mas essa eficácia muda de acordo com as características genéticas da planta, os métodos de combustão e a idade e sexo do paciente. Dra.Paula Dall´Stella

O cannabis contém uma variedade de compostos químicos, os mais conhecidos sendo o canabidiol e o THC. O canabidiol não possui efeitos psicoativos, mas tem ação analgésica, anti-inflamatória e anti-emética, e atualmente é indicado no tratamento de algumas patologias neurológicas. neurológica
Seu uso foi liberado há pouco tempo no Brasil e antes costumava ser disponibilizado através de extrato concentrado da planta, que não possui uma regulamentação ou fiscalização na sua produção, mas agora também dispomos de importação de fórmulas de produção farmacêutica, que são regularizadas e tem concentração definida como qualquer outra medicação.
Em maio de 2021, pesquisadores do hospital da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos EUA, anunciaram o início do primeiro ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo com cerca de 20 voluntários que serão randomizados para tratar quatro tipos de enxaqueca em quatro tratamentos diferentes: um com THC, um com CBD, um com uma combinação dos dois e um com placebo. O método de uso escolhido foi a vaporização. Dr. Cannabis
“A Cannabis vaporizada pode ser mais eficaz para aqueles pacientes que têm náuseas ou problemas gastrointestinais com suas enxaquecas”, diz Schuster, professor assistente do Departamento de Anestesiologia da UC San Diego School of Medicine, em comunicado.
Os diferentes tratamentos à base de canabidiol (inclusive para enxaqueca), em geral, são prescritos na forma de óleo de CBD, administrado via oral ou sublingual.
Uma pesquisa transversal de usuários de Cannabis medicinal, realizada por pesquisadores nos EUA, apontou que 35,5% dos usuários relataram o uso de Cannabis para tratar dores de cabeça/enxaqueca e 27% para tratar náuseas (que é um dos sintomas da doença). Os pacientes relataram, de forma retrospectiva, uma redução média de 3,6 pontos (em uma escala de 10 pontos) na severidade da dor de cabeça após o uso da planta.

Uma pesquisa realizada na Universidade do Colorado, nos EUA, se propôs a estudar os efeitos da Cannabis medicinal e seus canaboinoides, como THC e CBD, na frequência mensal da enxaqueca.
Cento e vinte e um adultos com o diagnóstico primário de enxaqueca receberam tratamento para enxaqueca ou profilaxia com Cannabis medicinal, entre janeiro de 2010 e setembro de 2014. A conclusão foi que a frequência da enxaqueca diminuiu de 10,4 para 4,6 dores de cabeça por mês com o uso da planta.
Além do tratamento efetivo da doença, a Cannabis e seus canabinoides, como o THC e o CBD, podem ajudar a tratar os sintomas da enxaqueca, como náuseas e vômitos, muito comum entre os pacientes que convivem com a patologia.
A ciência já tem evidências que ligam a enxaqueca a deficiências no sistema endocanabinoide, no qual se destaca a anandamida.
Quando esse endocanabinoide se encontra em níveis baixos no cérebro, pode levar a quadros da doença, como sugere o estudo Endocannabinoids in chronic migraine: CSF findings suggest a system failure.
Portanto, a causa das crises pode ter ligação com a deficiência na produção dessa substância, o que nos leva a considerar o tratamento com CBD como uma espécie de repositor.
Segundo o neurologista e pesquisador Dr. Ethan Russo, “quando não temos endocanabinoides suficientes, sentimos dor onde não deveria haver dor.”
Uma prova disso é um estudo que teve seus resultados publicados no site da revista Forbes norte-americana.
Na pesquisa, que teve 127 participantes, os pacientes que receberam uma dose de 200mg diárias ao longo de três meses tiveram redução de cerca de 55% nos relatos de dor em comparação aos remédios convencionais.
São resultados animadores e que evidenciam os benefícios do canabidiol para enxaqueca e em substituição aos fármacos convencionais nos casos em que não são mais eficazes.

Veja alguns dos mais importantes abaixo:
- Emerging Role of (Endo)Cannabinoids in Migraine
- Short- and Long-Term Effects of Cannabis on Headache and Migraine
- Cannabis for the Prophylactic Treatment of Migraine
- Cannabis reduces headache and migraine pain by nearly half
- Cannabis for Migraine Treatment: The Once and Future Prescription?: An Historical and Scientific Review with Suggestions for Subsequent Studies.
Vale, ainda, acessar o artigo em que contamos os progressos feitos pelo neurologista brasileiro Alexandre Kaup, pesquisador sobre o tema.
Diante da própria dificuldade em apontar uma ou mais causas para a enxaqueca, o canabidiol (CBD) surge como uma opção natural no combate à doença.
Tal substância não chega a ser uma novidade, já que os compostos das plantas do gênero Cannabis são usados há milhares de anos para tratar da dor em diversos casos.
4 comentários em “A flor de cannabis, enxaqueca e sua dor na cabeça”