A ciência adora deixar seus pais preocupados. Primeiro confirma o discurso básico: música alta pode prejudicar a audição. Depois vem com uma história de que usar fones de ouvido pode matar, por conta da distração. E agora mais essa: quem ouve música alta, num mp3 player, tende a fumar mais maconha.

Parece meio sem sentido, não é mesmo?! Mas ok, vamos ao embasamento! Eliel Cezar – Psicodelia
A intenção dos pesquisadores é chamar a atenção para a relação entre o hábito de ouvir músicas altas e outros comportamentos de risco à saúde, como abuso de substâncias tóxicas e sexo sem proteção.
Contudo, o que realmente pode gerar um comportamento degenerativo? O volume da música que você ouve ou seu conteúdo lirico? Atualmente somos “bombardeados” por músicas que fazem apologia a sexo, drogas e bebidas. O volume da música, nesse caso, não seria secundário? Acho que vale o debate. Papo de Bar
Segundo a notícia, pesquisadores da Universidade de MC, da Holanda, fizeram uma entrevista com 944 estudantes na faixa etária de 15 à 25 anos, perguntando o tempo que os jovens passavam escutando música alta em aparelhos mp3 ou em baladas. Como é de se esperar, 80% dos entrevistados afirmam escutar música acima de 89 decibés (85 decibés é o número máximo considerado saudável), se encaixando na “turma de risco”. Destes quase 80% dos entrevistados, 30% afirmam escutar música alta no mp3/iPod (“turma de risco”), enquanto 49% escutam música alta em barzinhos e baladas (“turma fora de risco).
Depois de toda essa análise, vem a grande notícia: O pessoal que ouve música alta no mp3/iPod, possui duas vezes mais chances de terem fumado maconha nas últimas quatro semanas. Em oposição, o grupo considerado “fora de risco”, que seria os que ouvem música alta apenas em barzinhos e baladas, são os menos propensos a terem fumado a erva do capeta. Apesar disso, este grupo é mais propenso a encher a cara e fazer sexo sem preservativo.

Agora fica a pergunta: será que a música alta que faz esses jovens fumarem maconha, ou é a brisa da maconha que faz eles quererem viajar com um som ensurdecedor? De uma forma ou de outra, mais uma daquelas pesquisas inúteis, pra deixar pais mais noiados com relação aos costumes dos seus filhos.
Não importa se você ouve música alta ou baixa. O importante é ter consciência de suas ações. Vale evitar comportamentos de risco, buscando informações e se orientando da melhor possível sobre a maconha, o álcool e sexo sem camisinha.
8 comentários em “Pessoas que ouvem música alta tendem a fumar mais maconha”