Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água. saae bandeirantes

A água limpa e potável é um direito.

Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

De acordo com pesquisas recentes, 30 milhões de brasileiros vivem sem abastecimento de água tratada.  No mundo, esse número sobe para 1 bilhão e 200 milhões de habitantes sem acesso à água potável. Um problema estatal, mas também individual. Saiba o que você pode fazer para contribuir com essa causa. IBBL

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

A Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Infelizmente a falta de água é um problema do qual, muito provavelmente, as futuras gerações precisarão conviver. E apesar das estimativas apontarem para uma crise a longo prazo, as ações para romper essa previsão devem ser tomadas no presente. E é tarefa de todos.

Apesar disso, a situação de distribuição desse recurso natural tão importante em condições potáveis e seguras ainda é precária. Uma agravante para essa situação é a concentração de agrotóxicos contaminantes na água que, de acordo com o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), estavam presentes em 92% dos testes realizados em 2017.

A presença dessas substâncias na água – como os pesticidas, fungicidas e inseticidas – aumenta consideravelmente os riscos de interferência hormonal, podendo levar a sérias disfunções, como a puberdade precoce e sérias complicações à saúde causadas pelo provável teor cancerígeno.

A agenda 2030 é um plano de desenvolvimento sustentável de iniciativa da ONU, que em setembro de 2015 reuniu representantes dos 193 Estados membros da Organização para desenvolvem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

J. Bosco

No âmbito de gestão pública, é responsabilidade do Estado encontrar soluções para aprimorar a administração dos recursos hídricos a fim de distribui-los de maneira mais justa e chegar a regiões de mais difícil acesso, levando água de qualidade e saneamento básico.

Para as empresas e demais instituições, fica a lição de casa de estudar estratégias mais inteligentes e ecológicas para diminuir o uso de água em seus processos e, quando essa redução não for possível, destinar um reuso inteligente para ela.

Se você não está convencido, saiba que uma mangueira de três quartos de polegada (modelo convencional), gasta cerca de 600 litros de água a cada 30 minutos de uso. Se pensarmos no consumo médio de ingestão de água indicado por dia – cerca de 2 litros – são quase 10 meses de hidratação.

Um grande vilão para o controle de desperdício de água em casa é o vazamento, que pode se originar na rede hidráulica ou nas próprias torneiras, é importante observar o surgimento de goteiras, manchas na pintura, mofo ou mesmo ruídos que possamos indicar um ponto de vazamento.

Outra dica é manter a atenção no hidrômetro (relógio) de água da residência. Uma opção é averiguar o funcionamento do hidrômetro de maneira manual: observando se o ponteiro sofre alterações dentro de uma hora, ou consultar a própria conta de água e, havendo alterações abruptas no valor e volume consumido, contatar um técnico para uma avaliação.

Nunca, jamais, em hipótese alguma polua as ruas com embalagens ou descarte óleo no encanamento doméstico.

Por mais que tenhamos crescido sob a cultura da abundância da água, não podemos nos esquecer de que a água doce é um recurso natural finito.

O mais importante é a conscientização, é preciso reconhecer a importância do cuidado com a água e propagar essa mudança entre nosso círculo social.

Seja você um embaixador desse movimento. Afinal, adotar um estilo de vida mais sustentável envolve tudo isso.

Publicado por Edson Jesus

Welcome: https://edsonjnovaes.wordpress.com/ https://aicarr.wordpress.com/ https://mbaemopara.wordpress.com/2021/11/18/medicina/ https://jesushemp.wordpress.com/

2 comentários em “DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: