Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

O que é larica?

A larica é uma espécie de “fome química”, efeito quase que imediato do consumo da maconha, e extremamente comum. Ao fumar, estimulamos uma série de controladores celulares, de acordo com a Revista Galileu. Um dos mais importantes é o receptor chamado CB1, que atua em neurônios responsáveis por controlar e estimular a nossa sensação de saciedade. Maria Fernanda Drumond – Smoke Point

Ao serem estimulados, esses neurônios (conhecidos como POMC) produzem uma enzima específica que te promove satisfação. Quando os receptores CB1 são estimulados, eles liberam uma outra enzima, a betaendorfina, associada à sensação de fome. E é ela que te deixa com essa fome absurda e descontrolada – vulgo larica.

Na prática, pode ficar tranquilo: a larica não vai te fazer mal.

O único efeito realmente comprovado da larica no seu corpo, até agora, é a própria larica. Mas isso não faz com que ela seja menos importante de ser observada: talvez, se você está a sentindo demais, você pode ter fumado muito, e isso é um sinal de alerta! Justamente por isso, talvez seja a hora de caprichar na redução de danos.

Mas se você souber de algo que contradiz essa informação, não hesite em nos contar, ok? Amamos aprender por aqui!

O neurocientista especializado em maconha @FilevR, explicou que gafanhotos não sentem larica, e isso não acontece porque eles assistiram aos comerciais de TV dos anos 1980 e decidiram dizer não à erva. Luís Fernando TófoliThread Reader

Não. É porque eles não têm sistema endocanabinóide.

Peraí, sistema endocanabi-o-quê? Olha só, para uma substância, inclusive uma droga, poder funcionar em um animal, ele precisa ter receptores para essa droga.

Existem substâncias que se encaixam e ativam em determinados sistemas do nosso corpo.

Essas substâncias são parecidas com alguns canabinoides produzidos pela planta da maconha, inclusive os que dão barato e larica, como o tetra-hidrocanabinol, ou THC.

A larica atualmente vem sendo um processo muito importante para a ciência e os estudos sobre alimentação. A maconha possui diversos efeitos medicinais, e a larica pode ajudar na descoberta de um deles.

Ao estudar sobre como ela funciona, cientistas buscam descobrir uma forma de revertê-la. Na prática, isso é um grande avanço! Essa descoberta busca facilitar o controle e o cuidado de casos de obesidade, em especial aqueles causados por compulsão alimentar.

Segundo a OMS, atualmente a obesidade é uma das doenças mais comuns do planeta, afetando de maneira grave tanto adultos quanto crianças. E olha só, a maconha, com seu efeito medicinal, pode ajudar a combatê-la! Mas esse ainda é um longo caminho, e, além de pesquisas, envolve debates sociais e ideológicos.

Mais uma vez, a maconha prova ser muito mais que uma droga recreativa. E seus efeitos também mostram o potencial benéfico que sua legalização poderia ter! 

Mas, da onde surgiu essa palavra famosa, a LARICA?

Segundo a Wikipédia, nos tempos modernos a expressão larica é usada para designar a “fome aguda que atinge quem se encontra sob o efeito da maconha ou do álcool”. É usada apenas em alguns meios sociais, sobretudo por jovens, quando estão naquela fome de leão fora de hora. Ganja Girls Br

Para os africanos, larica significa dificuldade, aperto ou apuro.

Uma lenda diz que um argentino que veio pro Brasil, por volta dos nos anos 70 fumou um “do bom” e ficou com La Rica Gana de Comer (Uma enorme vontade de Comer) e assim poderia ter vindo a expressão curta de amigos: “Estoy con la rica”, ou seja, larica. 

O GGBr realizou algumas pesquisas e concluiu que nenhuma das explicações acima são válidas para descrever a larica.

A real origem da palavra “larica” vem de uma portuguesa que tinha o sobrenome Larica.
Dona Maria Candelária Larica tinha uma bodega. A história diz que ela era uma grande consumidora de cannabis e abriu uma rede de lojas pela capitania toda, especializada em doces portugueses, principalmente quindim.

Mas antes do cliente consumir seu quindim, ela oferecia um cigarrinho especial para os clientes (afinal, maconha ainda não era um problema naquela época). Os clientes, com aquela fome de leão despertada pela cannabis, acabavam comendo todos os produto da Dona Maria. E a larica da galera era o lucro da Maria. Espertinha né?

A suposta verdade está na décima oitava edição do livro “Mas será o Benedito” do escritor Mario Prata, do ano de 1996. Disponível no Google Books. Em inglês, a palavra larica pode ser traduzida por “the munchies”. Por exemplo: I’ve got the munchies!!! – Estou com uma larica!!

Na botânica, larica é uma palavra usada para descrever o joio que normalmente cresce junto com o trigo. E você, conhece mais alguma história da palavra larica?

Essa é a parte que você entra para brilhar, além de comer: agora que você já sabe, que tal compartilhar esse conteúdo com alguém que possa se interessar?

Parece pouco, mas é justamente a disseminação de informação e a mudança do imaginário coletivo que faz com que a maconha se torne uma realidade cada vez mais aceita e desmitificada. Faça a sua parte, não custa nada, não dói e não vai te deixar com fome!

Portanto, quer você queira seguir o exemplo das borboletas e evitar a maconha, ou quer você despreze as baratas porque elas não podem se brisar de cânnabis, o fato é que os gafanhotos comem muito só porque são muitos, e estão com fome. A culpa não é da maconha.

Aqui tem mais: Por que gostamos de consumir drogas?, Como fazer uma boa redução de danos?, A maconha como porta de entrada

Publicado por Edson Jesus

Welcome: https://edsonjnovaes.wordpress.com/ https://aicarr.wordpress.com/ https://mbaemopara.wordpress.com/2021/11/18/medicina/ https://jesushemp.wordpress.com/

7 comentários em “O que é larica?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: