Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Fato ou fake? Conheça as principais fake news contadas sobre a maconha

Não é de hoje que as pessoas contam fatos inverídicos sem pé nem cabeça sobre a erva. Maria Fernanda Drumond – Smoke Point

1. Maconha vicia

Na verdade, isso está longe de ser verdade, e quem afirma isso é a ciência. Dificilmente alguém virará dependente químico da maconha. É o que afirma Renato Filev, pesquisador do Núcleo de Neurobiologia e Transtornos Psiquiátricos da USP. 

O que pode acontecer, na verdade, é a pessoa adquirir a dependência psicológica, coisa que está ligada a fatores emocionais e mentais de cada um, e independe da maconha para acontecer. 

Uma pessoa pode se tornar dependente psicológico de várias coisas, e sim, isso inclui a maconha. Mas não é por causa da erva, e sim por motivo de predisposição pessoal relacionada a outros fatores.  Se alguém vier te soltar essa, não se estresse: é só lembrar a pessoa que o que vicia é o papelzinho.

2. A maconha é a porta de entrada para outras drogas 

Essa é a clássica que o PROERD já deve ter soltado para você no mínimo umas 150 vezes. E a sua mãe. E o seu pai. E o seu vizinho. Talvez até o seu cachorro. Mas sabe o que todo esse pessoal tem em comum? O fato de estarem errados.

Na realidade, a maconha raramente é a primeira droga que as pessoas utilizam. Quem ganha esse posto é o álcool, que curiosamente é uma droga lícita e que comprovadamente carrega um grande fardo de mortes e violência relacionados ao seu uso. 

E mesmo assim, a gente tem que lembrar que o problema mora não é na substância, e sim em fatores como autocontrole, preparo e informação. Até porque não é beber uma cerveja que vai fazer com que você sinta do nada uma vontade incontrolável de se afogar em cachaça. E por que seria diferente com a maconha?

Essa é não só uma das absurdas fake news sobre maconha, mas um julgamento seletivo que naturaliza algumas drogas em detrimento de outras. Não existe droga boa ou ruim: existe é o uso irresponsável.

3. Fumar causa alucinações

Outra ilusão (e até mesmo esperança) que muita gente carrega é que a maconha seria causadora de alucinações. Já se ouviu falar até mesmo que a maconha é causadora de crises psicóticas e outros casos de mania.

Bem, na realidade isso dificilmente ocorrerá com uma pessoa saudável. Por isso, antes de utilizar não apenas a maconha, mas qualquer outro tipo de droga. A saúde sempre deve ser levada em primeiro lugar.

4. Usar maconha “destrói seus neurônios” e te torna burro

O uso da Cannabis em seres humanos adultos e saudáveis não provoca danos cerebrais: na realidade, muitas vezes é empregado o uso de substâncias canabinoides para o tratamento de neurônios em doenças como o Alzheimer. 

Porém, não podemos te faltar com a honestidade: o uso de maconha por adolescentes e pessoas que ainda não atingiram a faixa dos 21 não é recomendado devido ao fato de que seus organismos ainda não atingiram desenvolvimento completo. 

E isso é perfeitamente plausível, se formos pensar na complexidade dessa situação: é a mesma premissa que faz com que todas as outras drogas lícitas sejam proibidas para menores de idade.

5. Se você fuma, sua memória será afetada

Dizem que a maconha afeta a… Espera. Do que é que eu estava falando mesmo? 

Eu não faço questão de lembrar do fato que a maconha afeta a memória por uma razão simples: isso é mentira. É a mesma questão do fato anterior: efeitos nocivos dessa natureza só ocorrem em pessoas com o organismo não completamente desenvolvido, ao exemplo dos adolescentes.

Assim como tudo na vida, a Cannabis depende do bom senso em sua utilização.

Aqui tem mais: A maconha como porta de entrada

Publicado por Edson Jesus

Welcome: https://edsonjnovaes.wordpress.com/ https://aicarr.wordpress.com/ https://mbaemopara.wordpress.com/2021/11/18/medicina/ https://jesushemp.wordpress.com/

4 comentários em “Fato ou fake? Conheça as principais fake news contadas sobre a maconha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: