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O barato do Runner’s High

A verdade é que cada pessoa busca — e obtém — algo diferente a partir do consumo de cannabis, como alívio da dor, uma forma de relaxar ou dormir, euforia e profusão de ideias, se anestesiar ou ainda ampliar sentidos. Não se pode creditar em apenas um canabinoide todas as sensações que a interação (entourage effect) entre centenas de compostos, incluindo terpenos e flavonoides, pode proporcionar. Thaís RitliSmoke Buddies. 11 maio, 2022

“Assim como os baseados com THC, o beck de CBD não queimou como um cigarro, de uma vez só até a última ponta. Cinco tragos foram suficientes para minha mente ficar tranquila, meu corpo relaxado e minha vibe proativa, focada em executar outras tarefas.”

Num contexto de acesso legal, o primeiro barato é poder rastrear a origem, a procedência e os certificados ligados àquela cadeia produtiva, por exemplo, saber que foi cultivada em uma fazenda orgânica, em cultivo outdoor e com manicure manual, o que dá um gostinho todo especial à experiência.

Já sentiu euforia, alegria, contentamento, uma sensação de leveza misturada com excitação e relaxamento ou algo assim depois de correr ou enquanto corria? Essa sensação não tem um momento certo para acontecer, mas é quase unanimidade. Essa sensação é chamada de runner’s high ou simplesmente o “barato do corredor“. Esse “barato” faz com que o corredor queira repetir, fazer mais vezes, correr mais forte, mais longe e se desafiar mais. Para muitos, é isso que faz a corrida ser tão viciante. Authen

Ao iniciar, no durante, e principalmente imediatamente ao final de um treino, nosso organismo começa a produzir neurotransmissores (como a endorfina) responsáveis pela sensação de euforia, prazer e relaxamento. Esse sentimento, chamado de runner’s high, melhora nosso humor e o bem-estar é percebido, mandando uma mensagem positiva para o corpo. É comum inclusive esquecermos do cansaço e do quão difícil foi o treino, anestesiando a dor e nos fazendo pensar no seguinte.

Além da produção de endorfina, correr por 30 minutos, na esteira ou na rua, ajuda a aumentar o nível de testosterona, hormônio ligado ao vigor e à disposição física, isso porque é tudo uma questão hormonal: quando corremos, aumentamos os níveis de substâncias químicas calmantes como serotonina, dopamina e norepinefrina, liberadas durante e/ou imediatamente após a atividade física.

é um fenômeno associado às inúmeras mudanças fisiológicas e psicológicas que ocorrem, como o aumento nos níveis de endorfina, temperatura corporal, função mitocondrial, produção de neurotransmissores e atenuação da resposta da hipófise-adrenal ao estresse. Ou seja, a relação do exercício físico com o bem-estar positivo, faz com que o exercício possa ser visto como um antídoto não farmacêutico adequado ao estresse e a vários distúrbios do humor.” – defende a Dra. Adriana Leal, médica (CRM 5278072-3) e corredora amadora com 5 maratonas, várias meias maratonas e muitos desafios no currículo.

Pela corrida provocar esse bem estar imediato, ela também é comprovadamente uma grande aliada contra a depressão. Mas os benefícios para combater esse tipo de doença não se restringem apenas no aumento da produção de neurotransmissores que trazem prazer, como defende Dra. Carol Sales, Psicóloga Clínica há 11 anos, ultramaratonista, com 4 maratonas oficiais, Cidade Maravilhosa 21/42km Maratona do Rio 2019 e Desafio Dunga – Disney 2020: “Estudos científicos já comprovaram a relação da corrida com a redução dos sintomas de ansiedade e estresse, com a produção de substâncias geradoras de prazer/euforia e sua ação analgésica e relaxante. Mas a corrida pode ainda auxiliar na construção de vínculos sociais e na elevação da autoestima. Correr é de fato um barato, protege e trata a nossa saúde mental e é uma válvula de escape da qual não abro mão.” Correr ajuda a construir novas amizades, aumenta o contato com a natureza, melhora a qualidade do sono e leva as pessoas a se alimentarem melhor, auxiliando na prevenção e cura da depressão.

high ocorre em momentos diferentes para diferentes pessoas. O que funciona um dia também pode não funcionar no próximo.

Para sentir o runner’s high basta começar a correr e permanecer em movimento rítmico por algum tempo, pois é algo fisiológico. Por ser puramente químico, você começa a correr e os neurotransmissores passam a ser liberados no cérebro, gerando uma sensação de prazer: o barato simplesmente acontece.

A corrida pode tonificar também nosso cérebro, segundo pesquisas, o exercício físico aumenta o processo de criação de células cerebrais e de conexões entre neurônios, o que pode melhorar a atenção e a concentração.

Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida do indivíduo. Listamos abaixo os 12 principais:

  1. Proporciona sensação de bem-estar;
  2. Diminui o estresse e melhora a depressão;
  3. Melhora a autoestima;
  4. Melhora a qualidade do sono;
  5. Aumenta o condicionamento físico;
  6. Reduz o peso corporal;
  7. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
  8. Ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração;
  9. Melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo;
  10. Aumenta a eficiência do metabolismo;
  11. Melhora o nível de colesterol;
  12. Maior longevidade: reduz o aparecimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, depressão e até alguns tipos de câncer.

E então, se empolgou para começar a correr e sentir-se high? Já se sentiu assim? Conta para gente. E se você gostou dessa matéria, compartilhe essa informação para ajudar as pessoas a se cuidarem cada vez mais!

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Publicado por Edson Jesus

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6 comentários em “O barato do Runner’s High

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