A escolha do que fazer no futuro é desafio para jovens e adultos, e segundo alguns especialistas, existem profissões que vão acabar no Brasil ou estão próximas disso. Vinicius Colares – Pronatec. 17 ago 2022
Um estudo da Universidade de Oxford prevê que quase 60% dos empregos no Brasil podem “acabar” dentro de 10 ou 20 anos. Em outras palavras, as máquinas e os sistemas de tecnologia estão “substituindo” trabalhos antes feitos por humanos.
Contudo, é importante lembrar de áreas que possuem menos de 1% de chance de deixar de existir, profissões da área da saúde e/ou que exigem contato com pessoas, pois um robô ou algoritmo ainda não é capaz de avaliar algumas questões, assim temos:
- Médicos gerais;
- Psicólogos;
- Nutricionistas e dietistas;
- Especialistas em métodos pedagógicos;
- Responsáveis por serviços de educação;
- Gerentes de hotéis; entre outros.
Muitos cargos no Brasil perderam espaço no mercado de trabalho e estão perto de serem considerados extintos, de acordo com os dados da Oxford, estão:
- Digitador – Operador de entrada de dados;
- Contabilistas e guarda-livros;
- Agentes de seguros;
- Vendedores por telefone;
- Secretários jurídicos;
- Balconistas e vendedores de lojas;
- Despachantes aduaneiros;
- Operadores de máquinas para fabricar equipamentos fotográficos; entre outros.
O mercado de trabalho, ainda assim, é muito dinâmico e mudanças podem acontecer e por isso é importante sempre estar atento e atualizado.
Várias profissões estão em alta em 2022, a maioria delas são relativas à área da tecnologia, uma das áreas com maior crescimento em diversos locais, conforme levantamento do Glassdoor, as profissões são as seguintes:
- analista de desenvolvimento de sistemas;
- cientista de dados;
- engenheiro de machine learning;
- gestor de tráfego;
- pesquisador em experiência dos usuários.
No top 5 estão as profissões, em ordem crescente:
- representante de desenvolvimento de negócios;
- especialista em cibersegurança;
- engenheiro de dados;
- engenheiro de confiabilidade de sites;
- recrutador especializado em tecnologia.
Nas últimas atualizações foram removidas algumas categorias do cadastro de Microempreendedor Individual, e algumas profissões que não podem mais ser MEI:
- Cantor ou músico independente;
- Coveiro independente;
- DJ ou VJ;
- Arquivista de documentos;
- Humorista;
- Instrutor de música;
- Astrólogo;
- Sepultador independente;
- Esteticista; entre outros.
É importante lembrar que existam diferentes formas de ganhar um dinheiro a mais, possuindo um trabalho fixo ou apenas trabalhando com esses adicionais.
Independente da forma que você vai usar, trazemos 5 maneiras de fazer uma renda extra neste momento. Confira:
- Programas de indicações: cada vez mais existem aplicativos e sites que oferecem serviços de indicação. Em suma, você pode recomendar determinado produto e ganhar para cada amigo que entrar na plataforma/usar o serviço. Um exemplo é o App Mercado Pago, por exemplo;
- Consultorias e aulas online: se você possui algum conhecimento específico, fique ligado! Pode ser a sua chance de ganhar um bom dinheiro adicional, oferecendo consultorias bem como aulas a distância;
- Vender itens sem uso: muitas pessoas possuem roupas e outros produtos que estão “parados” em casa. Use as redes sociais bem como sites especializados para faturar um dinheirinho;
- Alugar quarto: você mora sozinho ou em uma casa muito grande? Organize seu espaço para alugar um quarto e ter um inquilino como forma de renda adicional;
- Revenda produtos: finalmente, essa é uma das opções mais procuradas no Brasil. Muitas pessoas procuram empresas especializadas em joias, itens de perfumaria bem como eletrônicos ou outros itens do tipo.
Uma dúvida muito comum é qual a melhor maneira para procurar um emprego, e com a tecnologia, uma boa parte do processo de seleção se encontra no mundo virtual. Diversas plataformas possuem especialização em divulgar vagas de empregadores e receberem as inscrições. Você pode conferir a lista com plataformas muito usadas por empregadores e que podem possuir várias oportunidades:
1) LinkedIn: https://br.linkedin.com/;
2) InfoJobs: https://www.infojobs.com.br/;
3) Catho: https://www.catho.com.br/;
4) Gupy: https://www.gupy.io/;
5) 99Jobs: https://99jobs.com/;
6) Trabalha Brasil: https://www.trabalhabrasil.com.br/.
Existem diversas outras que também podem ser boas opções, como é o caso da Indeed, CIEE, Deficiente Online, e muito mais.
Here’s more: Ao trabalhador maconheiro, Maior estudo sobre uso de Cannabis procura voluntários, LatamCann.Biz no Panamá, Brasileira conta como é trabalhar com cannabis no Canadá, Profissões promissoras de 2022, conforme pesquisas!?!
Republicou isso em REBLOGADOR.
CurtirCurtido por 1 pessoa