Proteger plantas e mudas delicadas não precisa ser caro graças a essas mini estufas DIY que você mesmo pode fazer. Com apenas um pouco de tempo e upcycling, você pode criar alguns pequenos espaços de cultivo engenhosos que darão às suas preciosas plantas um abrigo nos dias de frio. – EDSON JESUS
- Casinhas com molduras
Você pode usar molduras não utilizadas para criar sua mini casa de cultivo. Basta escolher cinco ou seis molduras de vidro ou acrílico e fixá-las usando pequenos parafusos de madeira ou pinos de painel. casa.com.br – 2 fev 2022

Crie a caixa usando dois pares de molduras do mesmo tamanho – isso determinará a forma e as proporções. Adicione uma base de madeira para maior rigidez. Para criar uma tampa, opte por um design plano adicionando outra moldura na parte superior ou um design inclinado com duas molduras menores articuladas
- Com copinhos de plástico
Se você estiver cultivando flores a partir de sementes, pode garantir que as plantas jovens tenham um começo estável, dando a elas suas próprias minicasas de cultivo. Copos de plástico baratos são excelentes ideias para estufas em miniatura e podem facilmente encaixar, de cabeça para baixo, em vasos e pires de plástico.

Escolha vasos ou pires profundos com orifícios de drenagem e coloque em uma bandeja maior para que você possa regar as plantas por baixo sem precisar remover os protetores de plástico. Procure por plástico biodegradável – eles durarão facilmente pela estação de crescimento e vão se decompor completamente dentro de 1-2 anos quando compostados.
- Faça da sua varanda uma estufa
A criação de um ambiente mais quente ajudará as plantas tenras a prosperar e pode garantir que as mudas cresçam de forma constante para formar culturas e flores fortes e saudáveis.

Cortar ventos com uma simples tela de plástico pode ter um efeito enorme na temperatura do ar em um jardim ou terraço com varanda exposta. Procure comprimentos de folhas de plástico transparente – disponíveis online ou fora do rolo de centros de jardinagem – que podem ser presas com braçadeiras de cabos em seus trilhos, considere uma cortina de chuveiro estampada.
- Use um pote de plástico
Caixas de plástico são perfeitas para mini estufas DIY, especialmente quando o espaço é limitado em um pequeno jardim. Robustas e acessíveis, essas caixas transparentes vêm completas com tampas de encaixe e estão disponíveis em vários tamanhos.

As caixas formam uma estufa temporária altamente eficaz e prática, ideal para cultivar um bom número de vasos de sementes. Além disso, eles se encaixam perfeitamente para facilitar o armazenamento quando não forem mais necessários. Você precisará ficar de olho nos níveis de umidade para evitar que as plantas jovens sequem ou sequem.
5. Recicle o que tem em casa
Criar um local protegido para as plantas com uma pequena área com tijolos ou telhas de barro eliminará qualquer brisa fria e o calor retido por esses materiais também ajudará a aumentar a temperatura do ar dentro do espaço.

Adicione uma folha de plástico transparente ou uma placa de vidro em cima para deixar a luz entrar e estimular o crescimento das plantas. No entanto, evite regar as plantas sob a luz direta do sol, pois os raios do sol podem aumentar através de quaisquer gotículas de água nas folhas e causar bolhas.
6. Com copos

Viu que vai chegar uma geada mas não sabe como proteger as mudas? Uma ideia de jardim rápida e barata é colocar um copo virado sobre as mudas durante a noite. O calor emitido pelo solo será capturado pelo vidro, criando um mini clima que evitará que as folhas murchem. Frascos de geléia, tigelas de vidro, copos e vasos também são ótimas estufas de emergência.
7. Com uma estante

Estantes são ótimas para adicionar um elementos verticais, além de servirem como um espaço de armazenamento extra. Você pode cobrir as prateleiras com plástico, ou colocar caixas de plástico. As estantes revestidas de metal ou plástico tendem a funcionar melhor, pois naturalmente lidam melhor com as condições climáticas do que madeira macia e não tratada, como pinho.
Em locais expostos e ventosos, certifique-se de prender a tampa à estante ou pesá-la com pedras ou pedaços de madeira pesada para evitar que ela caia ou até mesmo voe.
8. Com saquinhos

Plantas mais altas, como tomates, pimentões ou mesmo trepadeiras podem ser difíceis de abrigar sem uma estufa maior, mas existem algumas opções práticas por aí. Essa pode não ser a opção mais (visualmente) atraente para sua horta, mas criar uma capa plástica transparente para suas plantas é definitivamente uma boa opção.
9. Com caixinhas de plástico
O que fazer com aquelas caixinhas de plástico que os supermercados vendem frutas? Bem, eles fazem ótimas mini estufas DIY!

Se você está cultivando vegetais em vasos ou em uma pequena horta, eles são ideais para iniciar mudas. Simplesmente coloque-os sobre as plantas jovens e segure no lugar com uma pedra. Uma vantagem desse tipo de embalagem é que normalmente elas já vem com pequenos furos, que servem como ventilação.
10. Com um guarda chuva
Guarda-chuvas não servem apenas para nos manter secos, eles também podem ser super úteis para nossas plantas. Com seu plástico transparente esticado sobre uma estrutura rígida, eles mantêm o calor, repelem a chuva e criam as condições perfeitas para o cultivo de plantas.

Uma ótima forma para acomodar vasos circulares. É bom você prender o guarda-chuva de alguma forma, para impedi-lo de levantar e voar. Tente amarrar a alça a um tijolo ou, ainda mais fácil, apenas empurre-a no solo se o vaso for grande e profundo o suficiente.
11. Com caixa de madeira

As caixas de madeira de ripas de madeira fazem fantásticas mini estufas DIY para o seu jardim. Basta cobrir as laterais com uma cobertura transparente que deixará a luz entrar e reterá o calor e a umidade. Recortes de vidro, vidraças redundantes, folhas de acrílico transparente, plástico flexível de embalagens ou até mesmo folhas de polietileno esticadas e grampeadas no interior da caixa funcionam bem.
12. FAÇA UMA PEQUENA ESTUFA COM FOLHAS DE POLICARBONATO
As folhas de policarbonato transparente são leves, inquebráveis e perfeitas para proteger as plantas da geada , neve e gelo graças aos minúsculos canais de ar isolantes.

Se você gosta de mais de um projeto, então você pode projetar e fazer o seu próprio. A beleza disso é que você pode adaptar a forma e o tamanho exatamente para atender às suas necessidades de espaço e crescimento.
Uma estrutura de caixa básica é bastante simples de fazer a partir de ripas de madeira, apenas certifique-se de medir e cortar os comprimentos laterais com precisão, antes de unir os cantos aparafusando com suportes de ângulo reto de metal. Preencha cada lado com folhas de policarbonato cortadas no tamanho e fixadas no lugar com pequenas tachinhas de cabeça chata.
Ventilation is important for any type of greenhouse. It will let the plants breath and ensure good air flow which can help reduce too much moisture, damp and algae from forming. JILL MORGAN – Gardeningetc. JANUARY 29, 2022
Punching a few small air holes into a plastic container or leaving the screw lid off a plastic bottle is sufficient. You can also prop glass and acrylic lids open on cold frames and box-style shelters for extra air flow, but do remember to shut them during cold or icy spells.
Here’s more: Plantador de maconha deixa todo mundo sem luz, O Barato de Grace, Para PLANTAR MAC0NHA, é só jogar a semente na terra ???, Sementes de Mi Coco Estas Rajadito, Faire germer des graines de cannabis
5 comentários em “12 mini estufas DIY que você pode ter em casa”