Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Além da brisa: os principais usos industriais da maconha

Vocês sabiam que a maconha é a droga mais utilizada no mundo? Pois é, todo mundo já imagina o porquê: o efeito psicoativo da maconha com certeza garante seu lugar nesse pódio. Mas e se eu te disser que nem só de brisa viverá o homem? É com essa deixa que eu vos anuncio o assunto de hoje: os usos industriais da maconha. Maria Fernanda Drumond – Smoke Point

Você sabia que é previsto que o mercado financeiro da maconha legal movimente 194 bilhões de dólares até o ano de 2026? Aqui vai mais um fato curioso: você sabia que, nos EUA, a Cannabis emprega diretamente cerca de 300 mil pessoas? 

São aproximadamente quatro vezes mais do que a cerveja, mundialmente legalizada, que no país emprega 69 mil trabalhadores, de acordo com a consultoria Whitney Economics em uma pesquisa. E ainda tem gente que OUSA dizer que maconha é coisa de desocupado…

A Cannabis possui uma versatilidade incrível, e diversos usos inusitados ou até mesmo substituindo com muito mais eficiência produtos tradicionais. Confira os exemplos abaixo: 

Uso medicinal

Da maconha são extraídos diversos ativos para a produção de medicamentos, como o CBD. Os medicamentos à base de maconha são extremamente impactantes para diversas pessoas, pois dá a elas a chance de uma vida mais digna e confortável. É por essa razão que o uso medicinal é tão necessário.

Esse é sem dúvida um dos principais usos industriais da maconha, e não é para menos: os medicamentos à base da Cannabis movimentam não só a economia, mas também o campo pesquisa científica e farmacêutica, trazendo novas curas e tratamentos para doenças antes tidas como irremediáveis.

Indústria têxtil 

Não é de hoje que o cânhamo é a principal variedade de maconha dada para usos industriais. A Cannabis sativa var. sativa para os mais estudados, é utilizada no preparo de tecidos, cordas e tramas graças a suas fibras – o seu uso registrado mais antigo data de 8000 a. C. na região da China.

Confeccionado com fibras de cânhamo, tênis é 100% vegano e à prova d’água. Maryjuana

Atualmente, essa tecnologia avançou muito mais e até mesmo tênis são feitos de cânhamo, e com algumas vantagens: o material é mais eficiente, resistente e possui uma textura semelhante ao linho, porém sendo extremamente mais barato.

Construção civil

Já ouviu falar no Hempcrete? Essa é uma opção também feita a partir do cânhamo e, além de ser mais leve e resistente que a madeira, por exemplo, também é sete vezes mais resistente e custa o mesmo preço.

It is incredibly strong, it is fire resistant, and it’s also an impressive insulator. Alaskan Hash Queen

Outros produtos à base de cânhamo também são produzidos com a finalidade de fornecer isolamento térmico e acústico.

Biocombustível

Mais um substituto inteligente e sustentável: o combustível feito utilizando o óleo da planta gera um biodiesel que coloca de lado a necessidade de petróleo e outros combustíveis fósseis.

Além disso, a partir de partes do caule é gerado um produto similar à gasolina, isso também sendo muito menos poluente.

Fitorremediação

“Fitorremediação” é o nome dado à correção de solos contaminados, geralmente por contar com a presença de metais pesados e outros tipos de química.

A planta é usada na descontaminação com frequência, e um dos exemplos mais famosos é o plantio de pés de cânhamo em uma área contaminada de Chernobyl. 

Papel 

Essa é outra que não é novidade! Aqui a gente vê um dos usos industriais da maconha antes mesmo de existir a indústria como conhecemos hoje.

O papel feito a partir da Cannabis é, além de mais resistente, mais econômico e versátil, e pode ser reciclado mais vezes. Ele também requer menos água e fornece uma alternativa para frear o desmatamento.

O papel de cânhamo mais antigo encontrado é da Dinastia Han, na China, feito entre 200 e 150 a. C., mas na realidade, o papel de cânhamo vive fazendo umas “aparições especiais” nada discretas na história. 

Você sabia que a Declaração de Independência original dos EUA foi impressa neste material por George Washington? O cara plantava no próprio quintal! Pois é… nem a bíblia fugiu: a primeira bíblia impressa do mundo, a “Bíblia de Guttenberg”, foi impressa em cânhamo.

Bioplástico 

Outra voadora no petróleo: o plástico que se obtém a partir da Cannabis vem ganhando cada vez mais espaço na produção industrial, e pode ser que o painel do seu carro ou até mesmo potes na sua casa sejam feitos do material e você ainda não saiba.

O produto promete aliviar as dores após 10 minutos de uso. Rádio Clube Joinville 1590 AM
Alimentos 

Não só o nosso querido brisadeiro ou então aquela manteiguinha especial são os únicos que podem fazer parte da sua dieta. Outras opções (não psicotrópicas) vem se fazendo presente na mesa de uma boa galera.

Maconha dá até para tirar leite! Sem brincadeira, o leite da planta é um dos leites vegetais cada vez mais recorridos como substituto aos laticínios tradicionais. O óleo também é outro alimento que merece destaque, já que aparece não só nas frituras mas também em suplementos vitamínicos como fonte de ômega três.

Pouca gente sabe, mas a maconha pode ser consumida como alimento sem ter efeito psicoativo, ou seja, sem dar barato. Sua semente é rica em ácidos graxos, aminoácidos e Ômega 3. Você consegue consumi-la de diversas maneiras: cruas, germinadas, transformadas em leite ou como aquele ingrediente a mais em receitas do dia a dia. As sementes também são úteis na produção de óleos e como suplemento alimentar.

Por último, mas não menos importante: o fumo!

É lógico que esse não é só mais um dos usos industriais da maconha. A erva vem se tornando cada vez mais visível no mundo, mas sempre esteve presente. Atualmente, mais ou menos 45 países legalizaram ou descriminalizaram a maconha. 

folhas-de-canhamo-para-usos-industriais-da-maconha-com-a-mensagem-espalhe-a-palavra

Agora é lutar para chegar a nossa vez. Faça a sua parte e compartilhe esse conteúdo com quem importa!

Aqui tem mais: Memes Maconha

Publicado por Edson Jesus

Welcome: https://edsonjnovaes.wordpress.com/ https://aicarr.wordpress.com/ https://mbaemopara.wordpress.com/2021/11/18/medicina/ https://jesushemp.wordpress.com/

6 comentários em “Além da brisa: os principais usos industriais da maconha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: