Os avanço do uso da Cannabis em tratamentos para diferentes patologias aqui no mundo e no Brasil, revela como a enfermagem é fundamental na atuação e no desenvolvimento da medicina e do mercado canabinóide, já que pode fornecer cuidados, educação, avaliações e suporte para pacientes que usam produtos à base de Cannabis. Denise Tamer – Cannabis & Saude. 25, ago, 2022
A(o) enfermeira(o) canábica(o) continuará o tratamento, o segmento e a titulagem, o monitoramento de efeitos colaterais e o acompanhamento personalizado desses doentes para fazer a triagem e a progressão do tratamento feito pelo médico”, explica Dra. Vanessa Matalobos.
O entendimento por parte dos enfermeiros do sistema endocanabinoide do corpo humano, e como ele reage a medicamentos com canabinoides, pode ser um dos fatores que garantirá a eficácia da terapia.
“A maioria dos meus pacientes são ansiosos e depressivos. Mas eu também tenho pacientes com dor crônica, artrite e artrose. (…) . Pois você lidar com o medicamento fitoterápico, não é igual a lidar com os paciente que usam somente alopatia. Precisa de fato estar mais perto desse paciente.”, explica Stéphanie Santana, enfermeira canábica que criou o perfil Enfercanabica.oficial no Instagram e a Associação Brasileira da Enfermagem Cannábica (ABECA), onde ela é uma das fundadoras. A iniciativa pode ser uma oportunidade para enfermeiros adquirirem conhecimento na área.
Nos Estados Unidos existe a Cannabis Nurses of Color, que fornece aos enfermeiros informações confiáveis e baseadas em evidências científicas sobre Cannabis medicinal. O campo da enfermagem de Cannabis, também novo nos Estados Unidos, ainda não existe um programa de certificação, o Conselho de Enfermagem do país emitiu diretrizes para profissionais da classe interessados em trabalhar com médicos e pacientes que fazem tratamentos com Cannabis.
O tratamento com canabinoides, assim como qual outro, requer um acompanhamento próximo do paciente já que cada pessoa tem seu próprio sistema endocanabinoide e que as doses de óleos, e produtos em geral, com canabinoides variam conforme cada condição e cada indivíduo, até nas situações onde o paciente está realizando o desmame de remédios alopáticos, a enfermagem é de suma importância para fazer essa averiguação, explica a Dra. Vanessa.
“E agora com a expansão também do tratamento da medicina cannábica para feridas de difícil controle, como feridas crônicas, como pé diabético, trombose, pós-amputação e pós-cirurgia ortopédica, a enfermeira é de suma importância no acompanhamento desses pacientes.”
“Então tem que ter uma aproximação maior com os pacientes. Inclusive até pelas próprias interações medicamentosas que podem acontecer. A gente precisa ter a segurança de que o paciente está tomando o medicamento. E quem faz isso é um enfermeiro. Pois é quem está no dia a dia do paciente junto com a família. Para o tratamento dar certo é preciso de constância. E uma comunicação muito próxima. É como um casamento”, finaliza Stéphanie.
Here’s more: Cannabis e Covid, Ao trabalhador maconheiro, Smokey Monkey: a loja de cannabis medicinal mais incomum de Israel, Leite de Mamaconha, Tratamento canábico
3 comentários em “Enfermagem é fundamental na medicina canabinoide?!?”